quinta-feira, 15 de abril de 2010

Pés de porco

Aqui na Catalunha é muito tradicional comer pé de porco. Isso mesmo, pé de porco.
Outro dia no restaurante chegaram os pés partidos ao meio. Minha função era queimar os pêlos que restaram nos lugares escondidos do pé. E subia aquele cheiro de pêlo queimado... Ê beleza! E as unhonas do porco então? Nossa, fiquei pensando: “Credo, as pessoas comem cada coisa...”
Outro dia, aqui em Montseny estava um dia chuvoso e frio e eu ,que já sou faminta normalmente, estava com uma fome louca esperando ansiosamente pelo almoço. Adivinhem? Chegou um prato cheio de pés de porco feitos na brasa. Huuum! Que delícia! Meu estômago até diminui de tamanho naquele momento e de repente, a minha fome ficou quase insignificante.
Me perguntaram se eu gostava e eu disse que nunca tinha comido, mas que iria experimentar. E colocaram no meu prato um pé dourado e brilhante, mas ainda com unhas. Completei o prato com batatas fritas, que normalmente não como, pão com tomate (uma delícia, comem muito aqui. Qualquer dia falo dele) e escalibada, que é tipo um antepasto de berinjela e pimentão vermelho sem pele, com sal e bastante azeite de oliva extra virgem.
Me entupi de batata e pão enquanto trocava olhares com o pé de porco no canto do meu prato. Ficava imaginando por onde aquele pé havia andado, no quê havia pisado... Acabou a batata e então peguei mais. Acabou de novo e a coragem não vinha. E todos me perguntando: “Provou?” E eu: “... não, ainda não...” espiando o pé. Daí pensei: “não adianta eu ficar enrolando, vou ter que provar!” E comecei a mexer no pé com o meu garfo enquanto era observada pela Maria, a ucraniana fofa dos dentes de ouro. Resolvi abocanhar um pedaço tímido (1/3 do garfo mais ou menos) de pura “gelatina” como eles mesmos falam. O sabor extremamente forte para o meu paladar tomou conta da minha boca e eu ,que não sou muito fã de porco, devo ter feito uma cara esquisita porque a Maria começou a rir da minha cara e perguntou: “Não gostou?” Respondi que não e ela fez sinal com a mão para colocar o pé no prato dela, que o devorou sem talheres enquanto eu me entupia mais um pouco de batata para matar a fome e tirar aquele gosto da minha boca.
Maria engordurou dois guardanapos completamente e ainda assim ficou com as mãos brilhando da “gelatina” do porco, mas se deliciou.
É, pé de porco não é para mim... Pé por pé, prefiro pé de moleque.


2 comentários:

  1. Madzi, nem tudo que está fora do seu lugar é nojento; pode até ser divertido. Mas, aquele resquício de verdurinha nos dentes, unhas compridas e sujas, e cabelos ensebados ...arghhhh

    ResponderExcluir
  2. Sabe aqui no Brasil vocês comem pé de porco também, não é? No meu pais, Trinidad e Tobago, a gente come pé de porco também. Acho uma delicia se for bem feito e limpado.Cheguei no seu Blog porque eu estava querendo saber se eu podia comprar pé de porco em um açougueiro ou não....hahaha. Sendo estrangeira sempre pesquiso essas coisas antes de sair na rua e perguntar e passar vergonha.

    ResponderExcluir